Artigo de Opinião: As Consequências das Fake News na Sociedade

Autor(a): Maria Eduarda Ferreira Silva
Edição: Thalya Santana
 



       As Fake News são notícias falsas que rapidamente são viralizadas nas redes sociais acompanhadas de difamações e calúnias, tudo isso causando danos irreversíveis para a sociedade. Quando se trata de fazer com que uma ou várias notícias falsas se tornem virais, faz-se com que muitas pessoas acreditem naquilo trazendo então graves consequências. Essas mentiras que circulam rapidamente por vários meios de comunicação tem até poder político sabia? É muito comum notícias caluniosas sobre determinados candidatos políticos em época de eleição, por exemplo, se espalharem por aí fazendo com que gerem consequentemente inúmeros conflitos entre outros problemas. 

        Sabemos que é preciso muita responsabilidade ao adentrarmos nesse meio virtual, pois as fake news estão por toda parte e não se tratam apenas de '' mentirinhas '' publicadas em sites de notícias que são vistas por várias e várias pessoas, elas se tornam perigosas. Em 2021 foi publicado no portal de notícias G1.globo.com a seguinte notícia ''O assunto #567: Mentiras que matam - Fake News na Pandemia'', onde o principal assunto é sobre uma fala problemática do ex-presidente Jair Bolsonaro feita durante uma live nas redes sociais onde o mesmo faz uma falsa associação entre a vacina contra a covid-19 e o risco de contrair AIDS, a pandemia foi um momento muito delicado para todos, um momento em que mais surgiram fake news, essa fala do ex-presidente fez com que muitas pessoas se recusassem a tomar a vacina oque contribuiu para o aumento dos números de mortos, e claro, além de várias outras mentiras a respeito do vírus que foram surgindo. E o número de mortos só aumentava.

         Portanto, para evitarmos que as fake news tomem proporções muito grandes precisamos nos informar, nos atualizar, procurar entre diversos tipos de sites, portais de notícias e jornais a verdade por trás de tudo, veja o assunto que está sendo falado e se as informações que estão sendo passadas procedem. Verifique também informações sobre quem escreveu e sobre o site também, na dúvida não repassem essas notícias nas redes sociais como o WhatsApp, Facebook ou Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas