Artigo de Opinião: A Ditadura da Beleza

Autor(a): Thalya Santana

Edição: Marcio Campos


 


 Os padrões de beleza são construções sociais que ditam parâmetros físicos que uma pessoa deve possuir, para ser considerada bonita e atraente. Entretanto, esses padrões frequentemente são inatingíveis e irreais, resultando sérios problemas tais como a autoestima em muitos indivíduos

Desde tenra idade, somos expostos a imagens de corpos "perfeitos" na mídia, sendo representados por modelos e celebridades. Essas imagens são cuidadosamente retocadas e editadas para se adequarem a um ideal inalcançável de beleza, como consequência disto, muitos indivíduos começam a se comparar a essas representações irreais, distorcidas e ilusórias, derivando assim o sentimento de inadequação e insatisfação pessoal.

A pressão para se encaixar a esses padrões de beleza, impostos pela sociedade afeta homens e mulheres. As mulheres são constantemente bombardeadas com mensagens sobre a magreza extrema, pele perfeita, cabelos sedosos e traços faciais simétricos, harmonização, plástica em efeito de cirurgias corretivas, tal como a harmonização facial. Por outro lado, os homens são pressionados a terem corpos musculosos e atléticos, deixando claro que esses ideais pré-estabelecidos não só promovem a insatisfação como a objetificação de ambos gêneros.

Em resumo, os padrões de beleza podem deixar as pessoas inseguras, pois promovem uma visão limitada e irreal do que é considerado bonito e aceitável.

Comentários

Postagens mais visitadas