Artigo de Opinião:O Acúmulo de Resíduos em Nossa Sociedade

Colunista: Jordana Nayelle Santos Ferreira

Editor(a): Guilherme Henrique 



   Conforme a pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos são jogados nos ecossistemas aquáticos por ano. O descarte de lixos nos oceanos podem afetar a fauna marinha, pois podem ser confundidos com alimentos e assim ser ingerido pelos animais, causando sua morte. O descarte inadequado de resíduos vem aumentando cada dia mais em nossa sociedade, podendo haver diversas consequências negativas como: poluição do solo, da água e do ar, além da formação de ilhas de lixos em alguns locais. Sempre houve uma abundância de resíduos gerados pelo homem, mas ao decorrer dos anos isso vem ficando cada vez mais alarmante.                                                       

 O Brasil gera por ano cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos, cerca de 70% das pessoas não separam o lixo de forma correta e apenas 30% dos resíduos hospitalares vão para a incineração, afirma Abrelpe. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou um programa em 1972 chamado PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, onde seu principal objetivo é a proteção ambiental. Neste programa também é dado ênfase contra o descarte de lixos em lugares inapropriados, o que é importante lembrar é que a PNUMA faz palestras e campanhas não só sobre este assunto dos lixos mas também sobre outros problemas enfrentados no mundo.                              

Portanto, fica claro que para haver mudanças é necessário que as pessoas tomem consciência, sobre o assunto e comecem a agir. Para tal, podemos realizar algumas atividades para termos um mundo sustentável e tais ações podem ser simples, tais como levar nossas próprias sacolas ao mercado, fazer a separação do lixo corretamente, desenvolver programas, palestras e campanhas sustentáveis, dentre outras soluções. 

Comentários

Postagens mais visitadas